quinta-feira, 15 de julho de 2010

LAURELS FOR LAUREL

Há 5 anos ele partia...



Laurel nasceu em Cuba, batizado Lorenzo Aitken... Há divergências se em 1925 ou 1927... Aos 8 anos mais ou menos, saiu já órfão de Cuba para viver na Jamaica e lá, aos 11 anos cantava ritmos caribenhos como Calypso e Mento em bailes para turistas, mas sua carreira de músico começa de fato na década de 40, cantando algo parecido com o R&B americano, estilo Nat King Cole.Sua primeira gravação data de 1952 (!) e durante toda a década ele freqüentou o topo nas paradas jamaicanas e lançou o primeiro single da lendária gravadora Island Records: “BOOGIE IN MY BONES”, primeiro sucesso da Música Popular Jamaicana, mais tarde conhecida como SKA!!!.

Tal selo foi a ponta da lança para a entrada da música Jamaicana no Reino Unido, e em 1960 Laurel se vai para a Inglaterra. Faz muito sucesso na comunidade jamaicana do país e ao mesmo tempo cativa jovens brancos da classe operária, cristalizando o Blue Beat, como os ingleses chamavam o SKA jamaicano. Nessa década gravou com diferentes produtores, na Inglaterra e na Jamaica, e tornou-se a principal referência para os “Rude Boys”.

Na década de 1970, Laurel estava na linha de frente do revival do SKA na Inglaterra (A ”Era 2-TONE”). O homem que aprontara o caminho para Bob Marley e Jimmy Cliff, uma década depois ‘apadrinhava’ os Specials e o Selecter!!!

Durante os anos 80 e 90 deu suporte e gravou com grandes nomes de ska ao redor do mundo como Ska Flames do Japão, Busters da Alemanha, Toasters dos EUA, Loafers da Inglaterra.


O“Godfather”, pelas palavras de Toni Face, da Liquidator Music, " viu passar todas as modas e estilos importados e nascidos na Jamaica. Gravou de tudo: Mento, calypso, jazz, boogie, rhythm and blues, ska, bluebeat, reggae, rocksteady, skinhead reggae, roots, deejay, toasting, lovers rock e outros estilos mais".

Laurel, também conhecido como “O Poderoso Chefão” ou “O Padrinho” do Ska, cantou quase até sua morte. Lamentavelmente, às 8h do dia 17 de julho de 2005, em função de uma parada cardíaca, nos deixou. A SKAndalosa desse 17 de julho de 2010 é em sua memória... ATÉ SEMPRE!!!