Foi então que, em 1979, criaram seu próprio selo, o lendário 2TONE records. O nome foi oportunamente escolhido, pois dava ênfase à postura da banda, avessa à onda ultranacionalista/racista crescente entre os jovens britânicos daquele período. Desse modo os 2 tons, Preto e Branco, anunciavam aspiração de tolerância e integração racial da banda, que era composta por ingleses brancos e descendentes de jamaicanos negros. O termo 2 TONE extrapolou os limites da gravadora, sendo utilizado para denotar as demais bandas SKA daquele período e, ainda hoje quando temos uma banda cuja sonoridade é parecida com a daquelas, chamamos “SKA 2 TONE”.
Seu primeiro álbum, 'SPECIALS', de 1979, produzido por Elvis Costelo, é um marco na história não só do SKA, mas da música pop. São 14 faixas irreparáveis, simplesmente geniais, mesclando músicas de autoria própria e releituras de clássicos jamaicanos, como "You’re Wondering Now" de Andy and Joe (1966), "Monkey Man" dos Maytals (1970), e aquela que eles eternizaram: “A Message To You Rudy" de Dandy Livingstone (1969).
Em suas idas e vindas- pararam as atividades em 1984, retomaram entre 1994-2001, e, recentemente fizeram shows pelos 30 anos do selo/movimento 2 TONE- editaram 8 álbuns de estúdio, e outras tantas
coletâneas, álbuns ao vivo e influenciaram incontáveis bandas e artistas desde aquele1977.
www.thespecials.com
THE SPECIALS, 2009